quarta-feira, 27 de junho de 2012

TABELA DE ACORDES

 Essa  tabela, contém  os principais  acordes para  tocar  uma  boa parte das musicas populares. Estão  contidos os acordes, Maiores, Menores,Maiores c/ Sétima, Menores c/ Sétima, Maiores c/ Sétima Aumentada, Menores c/ Sétima Aumentada, etc.



http://www.4shared.com/office/P4IfSnse/TABELA_DE_ACORDES.html


      

CURSO INICIANTE


      
 
Desenvolvi este pequeno curso contendo 25 páginas, para auxiliar o iniciante, de forma  mais  prática e esclarecida. Você vai poder tirar aquelas dúvidas que todos  os aspirantes a violonistas tem.

 Aqui estão apenas alguns capítulos,  a apostila completa você encontra neste  link, vale a pena baixar, e não deixe de comentar.



http://www.4shared.com/office/o19M0NAM/curso_violo.html








 CAPÍTULO 1    |  O que é  música?

      A música é uma arte milenar cuja a matéria fundamental é o som, que através dela Extraímos  a      melodia, harmonia e o ritmo, que consequentemente, em  conjunto formam a Música.
     Da  Música também fazem parte outros  elementos  como:  Altura, Intensidade, Timbre, Duração, Escala,Intervalo, Semitom, Sustenido, Bemol, Notas ou Tons, Acordes.

·  Som é o choque entre dois objetos sonoros, possui quatro qualidade básicas: altura,intensidade,timbre e duração.

·  Melodia - Combinação de sons sucessivos;

·  Harmonia - Combinação de sons simultâneos;

·  Ritmo -Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas;

·  Altura- É a propriedade que podemos distinguir os sons graves, médios e agudos.

·  Intensidade- -E a força empregada na execução dos sons. As músicas poderão ser tocadas forte, fraco etc.

·  Timbre- É a qualidade pela qual podemos distinguir o corpo sonoro (instrumentos).

·  Duração- É a qualidade pela qual podemos distinguir o prolongamento das notas.

·  Escala -É uma série de sons ascendentes ou descendentes na qual o último som será a repetição do primeiro.

·  Intervalo- É a distância entre dois sons.

·  Semitom- (ou 1/2 tom)- É o menor intervalo entre dois sons

·  Sustenido- (#) - Eleva o som em um semitom.

·  Bemol- (b)- Abaixa o som em um semitom

·  Notas ou Tons- É qualquer som emitido por qualquer instrumento, seja musical  ou  não. Na  escala da música, eles classificam-se  em  12 (doze notas).

·  Acordes- É  o  conjunto  de  notas, que  em  sincronia entre  si formam  os  acordes.Os acordes  podem  ser: Menores, Maiores, com Sétima, com Quinta,com Quarta, etc. (Isso veremos  nos  capítulos seguintes) 







      

 CAPÍTULO 2   | O uso das  mãos

       Como  o  violão   é um  instrumento  tocado  apenas  pelas  mãos, é  necessário  sabermos  a  forma  adequada  de  uso  de  cada  mão.
   Essa  é  a  leitura musical das  mãos:

Dedos da mão esquerda                                       Dedos da mão direita
1 - Indicador                                                         P - Polegar
2 - Médio                                                               I - Indicador
3 - Anular                                                              M - Médio
4 – Mínimo                                                            A – Anular
                                                                                m-Mínimo

                    
                                           
                                  Posição correta  das  mãos

*Mão direita
No exemplo do acorde de Dó maior teremos o seguinte posicionamento

     |-----|-----|-----|:E             “As linhas Horizontais
   P |--3--|-----|-----|:A             simbolizam as cordas,
   I |-----|--2--|-----|:D             as verticais  os trastes.”
   M |-----|-----|-----|:G
   A |-----|-----|--1--|:B
   m |-----|-----|-----|:e
 
Polegar    -P   Atinge a Corda 5 (que é o Baixo do acorde)
Indicador -I    Atinge a Corda 4
Médio      -M  Atinge a Corda 3
Anular     -A   Atinge a Corda 2
Mínimo    -m  Atinge a  corda 1

   A mão direita deverá cair sobre o tampo do violão
 fazendo uma  espécie de concha. É importante coloca a mão de maneira
espontânea  sem forçar e sem retesar os nervos.

O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos
num ângulo  aproximado de noventa graus em relação ao dedo indicador.
Nesta posição o polegar ao tocar a corda 4 não atrapalha o dedo indicador
posicionado na corda 3. Observe a Figura 1 .
                  





*Mão esquerda

    O polegar e colocado na parte de trás do braço e os demais dedos
 sobre as cordas na parte da frente. Observe a Figura. 2.
A mão deve ser posicionada de tal forma que o polegar não ultrapasse
o braço do violão, deixando a mão livre
 para percorrer o braço  do instrumento.











Na formação de um acorde mantenha os dedos
na posição mais vertical possível,
isto evita um abafamento indesejado nas outras cordas. Veja Figura. 3.


 Primeiros acordes para estudar




domingo, 24 de junho de 2012

LEITURA GERAL DO ACORDE

Leitura geral do acorde.
pare explicar melhor a função de cada símbolo do desenho do acorde. Veja o exemplo com  C ( Dó Maior)
Outro exemplo de leitura de acorde a ser  observado é  o  acorde usando pestana, que é uma das maiores reclamações de quem está iniciando.
Veja o exemplo com Bm (Si Menor)






ACORDES MAIORES

Os acordes maiores, fazem a base do aprendizado para qualquer instrumento musical, eles são predominantes na maioria dos ritmos e cadências musicais. Os acordes maiores, assim como todos os demais acordes, são formados por um conjunto de tons, os chamados graus, e juntos resultam na sonoridade melódica  da nota musical. Os maiores são formados pelos seguintes graus: Primeiro  (ou Tônica), Terceiro  (ou Terça) e Quinto  (ou quinta) graus.
Esses são  os sete acordes maiores; a primeira cifra é a forma mais convencional, a segunda trata-se de uma variação, ou seja, ele é executado em outra parte do braço do violão, mas, mantém a mesma sonoridade dos acordes convencionais.
Note que eles são descritos com letras ( C, D, E, F, G, A, e B )  ao invés de NOMES ( DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, e SI ). Trata-se de uma nomenclatura universal.






ACORDES MENORS


Os acordes menores, trazem  na extensão de sua melodia, uma harmonia mais melancólica do que possuem os acordes maiores. Eles são predominantes em vários estilos tradicionais mundo a fora, como Flamenco, tango e outros. O que os difere dos Acordes Maiores, no que diz respeito a sua formação, é uma pequena mudança de ½  tom no terceiro grau, ou seja, como  o acorde maior é formado por Primeiro (ou Tônica), Terceiro (ou Terça) e Quinto (ou quinta)graus, o acorde menor tem uma pequena regressão de ½ tom no terceiro grau, sendo assim formado por  Primeiro (ou Tônica), Terceiro Menor (ou Terça Menor) e Quinto (ou Quinta) graus. Esses são os convencionais e outra  variação.